Caminhada marca dia da Ecologia e de São Francisco em Ouricuri

por Elka Macedo (Caatinga)

No Brasil cerca de 23 milhões de toneladas de lixo ainda não têm destinação adequada em aterros sanitários, e acabam depositados nos lixões. É o que revela a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Pensando nesta realidade a Igreja Católica juntamente com diversas instituições de Ouricuri, entre elas o Caatinga, realizaram a Primeira Caminhada Ecológica do município, nesta terça-feira (04).

Esse é o quarto evento realizado de acordo com a agenda de sensibilização da Campanha da Fraternidade 2011 em Ouricuri, cujo tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Durante a caminhada que percorreu os bairros Renascença, IPSEP, Santa Maria e Santa Maria II foi celebrado também o dia da Ecologia e dia de São Francisco de Assis, popularmente conhecido como patrono dos animais e do meio ambiente.

Com centenas de pessoas reunidas em marcha pelas ruas do município, a manifestação contou com três paradas, onde os participantes puderam se manifestar com falas sobre a temática, focando problemas e desafios na promoção de um meio ambiente limpo e preservado. Como ato concreto, o grupo realizou a coleta simbólica do lixo num terreno baldio localizado no bairro Santa Maria e foram distribuídas entre moradores e participantes 200 mudas de árvores nativas e frutíferas.

Durante o percurso foram entoados cânticos e falas sobre a temática. Participaram da caminhada o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri, escolas Municipais de Ouricuri, MPA, Pastorais da Juventude do Meio Popular e do Idoso, COPAGRO, Grupo de Mulheres Jurema, Fórum de Mulheres do Araripe, AACS-Ouricuri, Associação do Bairro Santa Maria, MST, FETAPE, CAPACIT, PDHC, MTST, Associação e Grupo de Mulheres do Padricó, SINDSEP e CAATINGA. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Município de Bodocó, Funerária VIP, Trena Ambiental e 7º BPM.

Anúncios

Publicado em 06/10/2011, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: