Zona da Mata, Agreste e Sertão comemoram Semana do Meio Ambiente

por Assessoria de Comunicação (Centro Sabiá)


Na Semana do Meio Ambiente, o Centro Sabiá, organização que trabalha para a afirmação da agricultura familiar agroecológica, promove e participa de uma série de ações da Zona da Mata ao Sertão. Debate sobre as mudanças climáticas, atividades de educação ambiental, feira de alimentos agroecológicos, mostra de vídeos, caminhada, concurso de poesia e plantio de mudas fazem parte da programação.

Na Mata Sul, no dia 7 de junho, no Ginásio Poliesportivo de Rio Formoso, o seminário Agroecologia e Mudanças climáticas vai discutir a relação entre o modelo de agricultura sustentável e a preservação dos recursos naturais como alternativas para minimizar os desastres ambientais, a exemplo das enchentes que atingiram dezenas de municípios da região, no mês de maio. No encontro também haverá a apresentação de experiências agroecológicas desenvolvidas por agricultores e agricultoras locais, nas áreas de preservação da água, biodiversidade, produção de alimentos e comercialização.

No dia 8 de junho, a população terá a oportunidade de conhecer e degustar os produtos da agricultura familiar na Feira de Saberes e Sabores. Na ocasião, também haverá entrega de mudas como parte das ações da Campanha 1 Milhão de Árvores, iniciada pelo Centro Sabiá e outros parceiros.

No Sertão, a programação será intensa no município de Triunfo. No período de 30/05 a 03/06 serão realizados debates sobre questões socioambientais com estudantes de escolas públicas das zonas urbana e rural. As atividades acontecerão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Outra atividade local será uma mostra de vídeo para estudantes do município, que ocorrerá numa parceria com o SESC Triunfo, a Fundarpe e as escolas. Os temas abordados serão agroecologia, juventude, convivência com o semiárido e perigo dos agrotóxicos.

Nesse mesmo período, um grupo de jovens vai fazer o plantio de mudas nas margens do lago que fica em frente ao teatro. O objetivo é mobilizar a sociedade para a temática do meio ambiente e divulgar a campanha 1 Milhão de Árvores. Essa ação contará com o apoio da Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Serra Baixa Verde (ADESSU), grupo de jovens e Secretaria de Cultura.  No ato de encerramento da Semana do Meio Ambiente, no dia 3, haverá caminhada pelo centro da cidade.

No Agreste, no dia 1º de junho, às 9h, na cidade de Bezerros, o Centro Sabiá vai participar de uma reunião com gestores públicos promovida pela Associação Comitê de Ecologia e Meio Ambiente. Um dos objetivos é dialogar com os gestores da área de educação sobre o trabalho da organização na região e apresentar a campanha 1 Milhão de Árvores.

 Já no dia 3 de junho, a organização vai marcar presença no concurso de poesias para escolas, que ocorrerá na praça São Sebastião, no centro da cidade. O resultado do será anunciado no dia 6, durante a 16ª Caminhada Ecológica de Bezerros, evento que vai encerrar a programação do meio ambiente no Agreste.  A ação pretende chamar atenção da população para questões ambientais e reforçar a campanha 1 Milhão de Árvores.

A programação especial da Semana do Meio Ambiente faz parte das comemorações do aniversário do Centro Sabiá, que completa 18 anos no mês de julho.

1 Milhão de Árvores – Com o slogan Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor, a campanha convida a população a plantar 1 milhão de árvores em Pernambuco, visando um planeta melhor para se viver. A iniciativa é das organizações Centro Sabiá, Caatinga e Diaconia.

Criada em junho do ano passado, a campanha já plantou pouco mais de 100 mil árvores com a participação de escolas, prefeituras, associações, sindicatos e agricultores e agricultoras.

No blog plantemaisarvores.wordpress.com estão disponíveis mais informações e fotos da campanha.

Anúncios

Publicado em 30/05/2011, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: