Campanha que objetiva plantar 1 milhão de árvores em PE completa um ano

por Assessoria de Comunicação (Centro Sabiá)

Ação faz parte da Campanha 1 Milhão de Árvores, lançada no ano passado, por um conjunto de organizações não-governamentais

Para as pessoas que desejam fazer algo em prol do meio ambiente, uma boa dica é se unir a campanha 1 Milhão de Árvores, desenvolvida pelas organizações não-governamentais Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga. Com o slogan Junte-se a nós, plante mais árvores para um mundo melhor, a iniciativa convida a população a fazer a sua parte em prol de um planeta melhor para se viver.

A campanha surgiu em junho do ano passado e, até o momento, já foram cultivadas pouco mais de 100 mil árvores em diferentes regiões do estado. Essas foram iniciativas articuladas pelas organizações que iniciaram esse movimento junto a agricultores/as, escolas, órgãos governamentais e outras instituições.

No início do próximo mês, durante as atividades da Semana do Meio Ambiente, o número de árvores plantadas deve aumentar consideravelmente,  já que algumas atividades do Centro Sabiá vão estimular o fortalecimento dessa ação. Na Mata Sul, por exemplo, no dia 8 de junho, na cidade de Rio Formoso, haverá troca e distribuição de mudas.

Quando a campanha surgiu, a previsão era plantar um milhão de árvores em um ano. Embora essa meta não tenha sido alcançada, a iniciativa alcançou diversos resultados nesse período. Um deles é a parceria com escolas, onde os crianças, adolescentes e jovens foram estimulados a debater questões sobre o meio ambiente. Outro ganho tem sido a participação das prefeituras, fortalecendo a relação sociedade civil e governo, além de comprometer o poder público local com a causa. Outro resultado positivo é o envolvimento dos agricultores/as que, além de plantar, estimulam a comunidade a participar da campanha.

Um exemplo disso, é o agricultor Rafael Justino Braz, do município de Bom Jardim, no Agreste Setentrional. Ele plantou mais de mil árvores em seu sítio. “Eu abracei a campanha, porque é preciso favorecer a parceria em todos os aspectos. Estamos vivendo uma época que todos precisam contribuir para melhorar o meio ambiente, a nossa propriedade e para mudar a situação precisamos levar essa ideia adiante junto das famílias agricultoras”, explica.

 Campanha – Com o plantio de um milhão de árvores, as ruas do estado vão ganhar um clima mais agradável com sombra e ar puro. As árvores também protegem as terras contra erosão, conservam a água no solo e geram alimento para as famílias, entre outros benefícios. As mudas também podem ser plantadas no quintal das casas, nos parques ou até mesmo em alguns locais de trabalho. A campanha sugere que sejam feitos mutirões em comunidades ou em escolas para garantir o plantio.

Além do plantio de novas árvores, a campanha incentiva a preservação de espécies já existentes, para que elas não tenham doenças e acabem caindo. A responsabilidade pela saúde das árvores de uma cidade é do poder público.

Outro objetivo dessa grande mobilização é dar visibilidade às experiências de famílias agricultoras da Mata Atlântica e do Semiárido pernambucano que trabalham com a agricultura familiar de base agroecológica. No estado, são mais de três mil trabalhando com agrofloresta, um novo jeito de fazer agricultura, que tem como característica o cultivo de plantas de diferentes espécies dentro de uma mesma área, sem uso de queimadas e adubos químicos. A agrofloresta gera alimentos mais saudáveis para o campo e para a cidade.

No blog https://plantemaisarvores.wordpress.com tem um contador que registra o número de árvores plantadas, informações, fotos e materiais de divulgação da campanha.

Anúncios

Publicado em 30/05/2011, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: