Doação de mudas e carta política marcam dia da caatinga em Ouricuri

por Elka Macedo – Caatinga

Com a doação de 500 mudas de plantas nativas e frutíferas e a construção de um documento propositivo, o seminário em comemoração ao Dia da Caatinga e dia do trabalhador/a marcou mais uma etapa das mobilizações em torno da preservação do meio ambiente, sobretudo, do bioma caatinga. O evento que aconteceu no último dia 28 de abril, reuniu mais de 300 pessoas no salão paroquial da igreja São Sebastião, em Ouricuri-PE.

De acordo com o coordenador geral do CAATINGA, Paulo Pedro de Carvalho, esse será um documento norteador para ações de melhoria do meio ambiente e da vida dos agricultores/as. “Esse documento é um grande compromisso que as instituições que participaram desta mobilização assumem, principalmente porque a idéia é multiplicá-lo nas comunidades. Então, ele com certeza, será um instrumento de continuidade das lutas”, salienta.

Temas como histórico e degradação da caatinga, código florestal e grandes obras (transposição, transnordetina, canal do sertão e usinas nucleares), foram pauta do encontro. “Se a gente leva em consideração todas as mudanças, todos os problemas ambientais que a gente tem vivido, esse evento serve de marco para motivar nas pessoas, um olhar mais focado no meio ambiente”, destaca o professor Adelson do IF Sertão.

Esse é o segundo evento que compõe a programação da Campanha da Fraternidade 2011, no Território Sertão do Araripe. Os próximos quatro encontros acontecerão na semana do meio ambiente; no dia 07 de setembro no grito dos excluídos; no dia 04 de outubro dia da ecologia e de São Francisco; e no dia 10 de dezembro, a comemoração do dia da declaração dos direitos humanos encerrará as atividades.

O seminário envolveu diversos parceiros como STTR´s de Ouricuri, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, CAATINGA, Sindsep, MPA, IF Sertão, Conselho de Desenvolvimento Rural, CDL, Catma, MST e Igreja Católica.

Anúncios

Publicado em 06/05/2011, em Árvores PE. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. jose carlos monteiro

    Bom dia, estou precisando de 1000 mudas de plantas nativa do sertão pernambucano para plantar em serra talhada onde estamos construindo 900 casas populares, gostaria de saber se poderia receber essa doação das mudas.

  2. Bom dia, eu sou Amanda, aluna de Mestrado em Recuperação de Áreas Degradadas da UnB (Universidade de Brasília) e gostaria de receber mudas, principalmente de frutíferas, para eu realizar minha pesquisa. Vou recuperar , com a implantação de um sistema agroflorestal, uma área degradada por pasto. Conto com a colaboração de vcs. Ficarei grata, com o número de mudas que puderem me fornecer gratuitamente. Obrigada, Amanda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: