Governo do Estado de Pernambuco adere à campanha de 1 milhão de árvores

O Governo do Estado de Pernambuco também aderiu à campanha Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor. Através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA), o governo lançou o programa Pernambuco Verde (PE VERDE). Iniciativa que pretende promover a arborização urbana e a educação ambiental como instrumentos de melhoria de qualidade de vida nas cidades pernambucanas. O programa se integra à iniciativa das organizações Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga que quer plantar 1 Milhão de Árvores em Pernambuco.

 

O programa PE VERDE é coordenado pela SECTMA e realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Agropecuária de Pernambuco (IPA). O programa prevê o plantio de 190 mil mudas de árvores em todo o estado. Com o foco na arborização urbana e em nascentes nos 184 municípios de Pernambuco. Para realização do plantio serão capacitados 3.680 agentes em noções básicas de plantio de mudas. “O programa conta com o processo de adesão voluntária dos municípios e queremos contribuir para a diminuição dos problemas ambientais no urbano, que são questões muito sérias”, afirmou o secretário executivo de meio ambiente Hélio Polito.

 

No lançamento do programa, que ocorreu no final do mês de agosto, Aldo Santos, do Centro Sabiá, que representou a iniciativa das organizações Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga, reforçou a importância de ações coletivas. “É importante que a gente chame a sociedade para participar, pois é ela quem vai cuidar dessas árvores e isso significará um novo paradigma de desenvolvimento para o estado”, afirmou Aldo.

 

 

Outras iniciativas de adesão à campanha

 

Bom Jardim – Muita gente já está utilizando o contador de árvores para contabilizar suas iniciativas de plantio. Foi o que fez o agricultor Rafael Justulino, do Sítio Feijão I, em Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco. Em um ato público da campanha, que aconteceu no mês de julho na cidade de Caruaru, também no Agreste, ele se comprometeu a participar da campanha com o plantio de 1.000 árvores. Mas para cumprir a promessa Rafael fez ainda mais. Ele plantou com ajuda de um vizinho 1.100 árvores apenas em seu sítio. “Cumpri minha promessa, mas ainda este ano vou fazer mais plantios”, afirmou o agricultor. Rafael também já doou diversas mudas de árvores produzidas em seu viveiro de mudas. Em duas visitas de intercâmbios que recebeu na propriedade ele doou 74 mudas. “Estou doando para você se responsabilizar pelo plantio e crescimento das árvores”, afirmou o agricultor aos visitantes que receberam as mudas.

 

Aldeia – Em comemoração ao Dia da Árvore, o Rotary Club da região de Aldeia, na cidade de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, realizou distribuição de mudas no último sábado, dia 25 de setembro. A iniciativa, que se integrou à campanha de 1 Milhão de Árvores, contou com doação de 300 mudas pelo Centro Sabiá. As mudas de árvores nativas da Zona da Mata foram produzidas por agricultores do município de Ribeirão, na Zona da Mata Sul do estado. “A campanha é uma forma de sensibilizar a população para a questão ambiental”, disse João Cunha, integrante do Rotary.

 

Tabira – No Dia da Árvore, 21 de setembro, a cidade de Tabira no Sertão do Pajeú do estado, também aderiu à campanha através da Secretaria de Juventude e Meio Ambiente a Prefeitura Municipal. Na atividade foram distribuídas mudas e materiais de divulgação da campanha. “Essa campanha é fundamental para combater os efeitos das mudanças climáticas, principalmente aqui no Semiárido e na vegetação de Caatinga”, afirmou o secretário de juventude e meio ambiente de Tabira, Sandro Lima.

 

Olinda – Com o objetivo de plantar 100 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em Pernambuco, Gilberto Vaconcelos também aderiu com a sua iniciativa à campanha de 1 Milhão de árvores. Ele já criou um banco de mudas, na cidade de Olinda, Região Metropolitana do Recife. E o Centro Sabiá contribuiu com a iniciativa de Gilberto doando 300 mudas de espécies da Mata Atlântica que foram produzidas por agricultores do município de Ribeirão, na Zona da Mata Sul do estado. Para saber mais sobre a iniciativa acesse: www.portaleco.org 

 

Pesqueira – No início de setembro, agricultores/as de diversos municípios do Agreste Meridional de Pernambuco participaram do lançamento da campanha na cidade de Pesqueira. A mobilização contou com uma caminhada e um ato público. Participaram gestores públicos, escolas, organizações não governamentais, igrejas, comerciantes e agricultores e agricultoras familiares de municípios da região. A atividade foi uma realização da Cáritas Diocesana/Diocese de Pesqueira e do Projeto Plante Essa Idéia, uma iniciativa do site Espelho de Deus. Para ficar por dentro das mobilizações em Pesqueira acesse: www.espelhodedeus.net

Anúncios

Publicado em 14/10/2010, em Árvores PE. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: