Caruaru realiza caminhada por Um Milhão de Árvores em Pernambuco

A cidade de Caruaru, no Agreste Central de Pernambuco, recebeu na última quarta-feira, dia 14 de julho, a caminhada da Campanha Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore para Um Mundo Melhor. A atividade contou com a participação de aproximadamente mil agricultores e agricultoras de mais de 25 municípios do Agreste e Sertão do estado. E foi uma realização das organizações Centro Sabiá, Diocese de Caruaru e Associação dos Agricultores e Agricultoras Agroecológicos/as de Bom Jardim (Agroflor). “A idéia é que toda a sociedade de Pernambuco assuma plantar uma árvore para que a gente tenha uma condição ambiental melhor, para termos um estado mais sustentável, mais verde e com qualidade. E hoje em Caruaru estamos fazendo essa caminhada para mostrar que os agricultores e agricultoras também estão envolvidos nessa ação”, explicou José Aldo dos Santos, um dos coordenadores do Centro Sabiá. (Clique aqui e veja a caminhada em Caruaru)

A caminhada seguiu do bairro Petrópolis pelas ruas de Caruaru até o Marco Zero da cidade, onde foi realizado um plantio simbólico de árvores da Campanha e um ato público. Na ocasião a Prefeitura de Caruaru externou adesão a campanha e confirmou o plantio de 30 mil mudas, no dia da árvore, em setembro. “Esta é uma campanha extraordinária, que está aberta a um diálogo com a diretoria de meio ambiente de Caruaru. E no dia 21 de setembro nós estaremos plantando em conjunto com as organizações que aqui estão 30 mil árvores, já foi feito um estudo para ver quais os locais pra colocar essas árvores, essas novas vidas que virão aqui para a cidade”, contou o diretor de meio ambiente de Caruaru, Jorge Quintino. (Clique aqui e ouça a entrevista completa do diretor Jorge Quintino)

A caminhada também contou com a participação de representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do diretor licenciado da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manoel Santos, e do secretário de Desenvolvimento e Articulação Regional do governo do estado, José Patriota. “Uma caminhada como essa ajuda a formar a opinião pública, chamar atenção das autoridades, da sociedade civil para ter uma preocupação permanente com a preservação do meio ambiente. E o governo do estado tem sensibilidade para apoiar essas iniciativas, pois o governo não pode ficar omisso, não pode ficar distante de uma temática, de um problema que pertence a todos nós”, afirmou o secretário. (Clique aqui e ouça a entrevista completa do secretário José Patriota)

O agricultor Jairo Vicente de Oliveira, do município de Cumaru, no Agreste, acredita que a maior importância da campanha é chamar atenção da população urbana, rural e do poder público para a degradação ambiental. “Em Cumaru a gente se organizou enquanto comunidade e associação e estamos fazendo uma agricultura mais sustentável, mas esse movimento depende de cada um e nós estamos abertos para ensinar a quem quiser interesse”, concluiu.

Para ver mais fotos da caminhada em Caruaru é só acessar o Flickr do Centro Sabiá: www.flickr.com/centrosabia

Campanha – Plantar Um Milhão de Árvores em Pernambuco. Este é o objetivo da Campanha Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor, iniciada em junho de 2010 e realizada por diversas organizações da sociedade civil em todo o estado. A campanha convida a população urbana e rural de Pernambuco a atingir a meta em um ano, a partir do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2010, comemorado anualmente no dia 05 de junho.

Siga a campanha no twitter: www.twitter.com/maisarvorespe

Anúncios

Publicado em 17/07/2010, em Últimas notícias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: