Cumaru comemora semana mundial do meio ambiente

Na sexta-feira, 04 de junho, um dia antes da Comemoração Mundial pelo Meio Ambiente, estudantes de quatro escolas do município de Cumaru, no Agreste Setentrional de Pernambuco, caminharam nas ruas da cidade por um Mundo Melhor. A atividade faz parte do projeto Aprendizes Ecológicos, uma realização do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cumaru (STR), da Associação dos Agricultores Agroecológicos de Bom Jardim (Agroflor), do Grupo de Agricultores Agroecológicos de Pedra Branca e Queimadas e do Centro Sabiá. E com a participação da Escola Estadual Manoel Gonçalves de Lima, Escola Municipal Professora Gilda Bertino, Instituto Educacional Sonho Meu e Escola Cecília Meireles.

A atividade também integra a campanha Junte-se a Nós, Plante Mais Um Árvore Para Um Mundo Melhor, que propõe o estado de Pernambuco a Plantar Um Milhão de Árvores até o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2011. “Nós enquanto cidadãos temos que ter cuidado do nosso meio ambiente. E nós do Sabiá colocamos o desafio para o poder público e para as organizações de como pensar uma cidade de Cumaru mais bonita. E estamos incorporando nessa campanha vários parceiros pra que a gente possa realmente possa ter como fruto dessa campanha um milhão de árvores e um meio ambiente com mais oxigênio”, explicou Adeildo Fernandes, coordenador local do Centro Sabiá no Agreste.

Depois da caminhada os participantes reuniram-se no Salão Paroquial da cidade, e os estudantes das quatro escolas apresentaram seus trabalhos, que vinham sendo trabalhados há duas semanas, com os temas agroecologia, lixo, desmatamento e preservação da natureza. “Há 15 dias as escolas começaram os trabalhos em sala de aula, fazendo trabalhos em grupos. Depois cada escola apresentou seus trabalhos entre os dias 31 e 02 e hoje foi o dia de juntar essas apresentações”, explicou o técnico do Centro Sabiá, Fabrício Vítor. Além das apresentações, no Salão Paroquial também aconteceu a comercialização de produtos agroecológicos, como mel, frutas, doces e licores.

“Partimos do princípio de dar visibilidade as ações que o Sindicato, juntamente com o Sabiá e a Agroflor, vem desenvolvimento nos últimos 10 anos. Hoje nós estamos aqui pra comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e no nosso dia a dia, nas nossas práticas nós já estamos realizando práticas de melhoria de vida das famílias da zona rural. E nós pensamos o dia de hoje pra trazer esse debate do meio ambiente pra sociedade de Cumaru”, explicou Nadjane Peixoto, presidente do STR de Cumaru. E Joelma Pereira, vice-presidente do STR e integrante do grupo de Agricultores Agroecológicos de Pedra Branca e Queimadas completou: “Pra nós, famílias que vivemos na zona rural, é mais do que importante, é necessário, diante da realidade que a gente vive hoje. E o sindicato não está fazendo mais do que a sua obrigação, pois é um compromisso que a gente também tem, pois somos nós trabalhadores rurais que também fazemos a diferença”.

Os estudantes usaram a criatividade pras suas apresentações. Danças, peças teatrais, coreografias, paródias, vídeos e muitos trabalhos manuais, como artesanatos, cartazes e poemas foram expostos e compartilhados. O Salão Paroquial ficou tomado de trabalhos elaborados nas duas últimas semanas do mês de maio pelos alunos e alunas. “A gente trabalhou na sala de aula vários trabalhos sobre a questão do meio ambiente e hoje a gente apresentou aqui os nossos trabalhos com reciclagem, com papel e papelão e plástico”, explicou a aluna Laura Milena, que faz a 8ª série na escola Cecília Meireles. Ela também já plantou a sua árvore para campanha “Plantei minha árvore no meu sítio, o Água Doce”. 

Siga a campanha no twitter: www.twitter.com/maisarvorespe  
Para ver mais imagens da Campanha é só acessar o álbum: www.flickr.com/photos/centrosabia

Anúncios

Publicado em 07/06/2010, em Últimas notícias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: