Audiência Pública em Barreiros, na Semana do Meio Ambiente

A audiência pública aconteceu dia 02  de junho,  no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Barreiros, e reuniu cerca de 400 pessoas. Agricultores e agricultoras de diversos municípios da Zona da Mata, estudantes e representantes de organizações não governamentais  e governamentais participaram da atividade. O objetivo foi discutir  as questões ambientais que atingem a região. Entre elas a poluição das águas e os desmatamentos.

O técnico do Centro Sabiá, Alexandre Henrique Pires,  abriu a audiência com uma palestra  que mostrou as bacias hidrográficas que cortam a Zona da Mata e de que forma elas estão sendo tratadas tanto pelo poder público como por indústrias e população. Chamou a atenção para a nossa responsabilidade em cuidar dos recursos naturais que ainda temos. “Essa região é rica em água, mas os mananciais estão sendo contaminados pelo uso de agrotóxicos e as matas ciliares estão sendo derrubadas. E, isto é muito grave”, Alerta Alexandre. Durante a palestra os agricultores e agricultoras também interagiram, contribuindo com informações sobre a situação ambiental da Zona da Mata.

Após a palestra foram feitas as denúncias das agressões que vêm ocorrendo na região. Vários agricultores, agricultoras, e pescadores denunciaram o uso criminoso de veneno nos rios para pescar. Em especial a pesca do camarão. O comum é jogar o veneno na água do rio para que os peixes e camarões morram envenenados e se efetive a pesca. Além de poluir os rios, essa prática atinge também o consumidor do pescado, que não sabe que está comendo um alimento contaminado.  Outra denúncia recorrente foi o uso de máquinas, chamadas de dragas, para retirar areia dos rios para construção civil.  A retirada de areia é indiscriminada    e o uso da máquina  tem contribuído para a derrubada dos ingazeiros e outras árvores que margeiam os rios. 

A derrubada de árvores em diversos locais, inclusive nos assentamentos também foi denunciada. “Nós e nossos companheiros dos assentamentos não podem fazer a mesma coisa que as indústrias da região vêm fazendo: desmatando. Precisamos trabalhar, mas preservar também,  manter as matas é importante. Nós precisamos dela e precisamos nos conscientizar disso”, afirma Amaro Jovino, agricultor  assentado de Palmares. 

As denúncias feitas na audiência foram recolhidas pela mesa e será transformada em um documento para ser entregue  à Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa. O documento deverá ser encaminhado, também, para os órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental na região e ao Ministério Público. 

Distribuição de mudas em caminhada 

A  feira de saberes e sabores e uma caminhada  deram continuidade as atividades da semana do meio ambiente no município de Barreiros, que teve início no dia 02 de junho. A feira contou com uma diversidade de produtos, desde hortaliças e lanches até artesanato.  A caminhada aconteceu na parte da tarde.

A interação com a sociedade barreirense aconteceu também durante a caminhada. Agricultores, agricultoras, estudantes e representantes de organizações  saíram da praça do rosário até a praça da Matriz. Durante o percurso, os/as participantes distribuíram mudas para a população local, convidando todos e todas á fazerem parte da  campanha Junte-se a nós, Plante mais uma Árvores para um Mundo melhor, cuja meta é plantar um milhão de árvores em Pernambuco, no decorrer de um ano. No estado, a campanha é uma iniciativa do Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga e conta com o apoio de diversas organizações parceiras em cada região, entre elas o Promata, que é parceiro na Mata Sul. 

Anúncios

Publicado em 07/06/2010, em Árvores PE. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: