Caminhada em defesa do Meio Ambiente no Agreste de Pernambuco

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, estudantes, agricultores, agricultores, professores, representantes do poder público, de organizações não governamentais e a população de São Caetano, no Agreste Central de Pernambuco, participaram na quarta-feira, dia 02, no centro da cidade, da Caminhada em Defesa do Meio Ambiente. A atividade foi uma realização do Centro Sabiá, Sindicato de Trabalhadores Rurais de São Caetano e da Secretaria de Educação do município.

A caminhada também faz parte da Campanha Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor, que convida a população do estado de Pernambuco a plantar um milhão de árvores no período de um ano. Para atingir a meta, o ato também contou com distribuição de 200 mudas de árvores doadas por famílias agricultoras da região. “Essa ideia de plantar um milhão de árvores é muito legal, porque a gente ajuda o meio ambiente e as crianças que virão no futuro”, disse a estudante Lygia Silva dos Santos,de 13 anos, da escola municipal Maria do Socorro. (Clique aqui e veja mais fotos do evento)

A concentração da caminhada aconteceu na sede do STR e os participantes seguiram até a escola municipal Carmelita Gomes. Lá estudantes de diversas escolas municipais apresentaram trabalhos sobre o meio ambiente. Entre as apresentações estavam a apresentação teatral “As crianças em defesa do meio ambiente”, com alunos do 5º ano da escola Coronel Camilo Pereira Carneiro e o desfile de moda “Do lixo ao Uso”, com alunos do 5º ao 7º ano da escola Carmelita Gomes. Todas as peças do desfile foram feitas com material reciclado. “Esse é um momento muito importante, principalmente pela participação das escolas e da gente não só olhar essa semana do meio ambiente, mas ter um trabalho permanente pra que a gente tenha um ambiente mais sadio e conscientizar as pessoas, pois também fazemos parte do meio ambiente e que todo mundo deve estar engajado dentro deste trabalho”, afirma José Hildo da Silva, secretário de agricultura de São Caetano. (Clique aqui e ouça a entrevista completa com o secretário de agricultura de São Caetano)

No final da atividade as mudas de árvores foram entregue aos presentes e que tinham de fato o interesse em plantar. Muitos professores, diretores/as e estudantes levaram as mudas pra casa ou pra escola com o compromisso de plantar sua árvore para a construção de um mundo melhor. “Um ato como esse tem uma importância enorme, porque é a partir dessas iniciativas municipais, mais localizadas, que a gente vai construindo propostas maiores, da questão do meio ambiente e de iniciativas como o plantio de um milhão de árvores”, afirmou o coordenador geral do Centro Sabiá, Marcelino Lima.

Campanha – Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor é o convite a todo o estado de Pernambuco para plantar Um Milhão de Árvores. A proposta é atingir o número no período de um ano, a partir do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2010, comemorado anualmente no dia 05 de junho. A Campanha é realizada por diversas organizações da sociedade civil de Pernambuco que têm o objetivo comum de melhorar as condições de vida no planeta, a partir do nosso local. Outras informações através da página na internet: www.plantemaisarvores.wordpress.com e do e-mail plantemaisarvores@yahoo.com.br    

 Assista entrevista com o coordenador geral do Centro Sabiá, Marcelino Lima, sobre a importância da Caminhada em Defesa do Meio Ambiente:

 

Anúncios

Publicado em 02/06/2010, em Últimas notícias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: